Congelamento de sêmen é opção para manter fertilidade

Postado em 04/07/2019 com Sem Comentários

Cada vez mais debatido em congressos de medicina, o congelamento de sêmen entrou na agenda masculina: médicos afirmam que os homens vêm demonstrando mais interesse pelo procedimento. Para Maria Cecília Erthal, diretora médica do Vida — Centro de Fertilidade, eles estão mais conscientes em relação à conservação da fertilidade . Entre outros motivos, explica, porque pesquisas mostram que o envelhecimento masculino pode comprometer a chance de gravidez e a saúde dos filhos:

Especialista em reprodução humana, Matheus Roque, da Clínica Origem, atesta a maior procura pelo congelamento de sêmen. E diz que há diversas indicações para o procedimento.

— A principal é para homens que vão passar por procedimentos que podem prejudicar a fertilidade, como tratamentos oncológicos. Há também pacientes que querem fazer vasectomia e temem mudar de ideia e decidir ter filhos mais tarde. Existem ainda aqueles com alterações ou doenças relacionadas à fertilidade que pioram a qualidade do sêmen — enumera.

André Lobato Ramos, de 30 anos, congelou o sêmen:

— Tive câncer de testículo e não sabia se teria que passar por quimioterapia depois da cirurgia. Os médicos me aconselharam a fazer o congelamento porque a quimio poderia me deixar estéril.

O procedimento custa a partir de mil reais, e as clínicas que oferecem o serviço cobram uma mensalidade para manter o material congelado em um tanque de nitrogênio líquido.

 

Fonte: oglobo.com

Deixe um comentário